Internet, Censura e “Digital Literacy”


A melhor defesa contra a censura e o controle das grandes empresas na internet é o conhecimento digital. C
omo todos nós muito bem sabemos as grandes corporações, de uns tempos para cá, vem censurando cada vez mais certos discursos e opiniões que não casam com a narrativa mainstream hoje em dia (que é majoritariamente de esquerda).

Em outras palavras: opiniões de “direita” andam sendo um tanto quanto banidas. Seja no Facebook, no Twitter, no Youtube (através de coisas como “limited state” – uma espécie de purgatório digital na plataforma para o qual o Youtube envia vídeos “controversos”) e também nas próprias lojas de apps oficiais, como a Google e a Apple banindo o aplicativo Gab (uma rede social que defende a liberdade de expressão dentro dela) por supostamente “violar as regras que proíbem discurso de ódio” de suas respectivas lojas de apps.

E, esse tipo de coisa acaba demonstrando muito bem a importância das pessoas terem um conhecimento digital maior, para poderem driblar isso: saber usar uma VPN, saber instalar aplicativos fora das lojas oficiais das plataformas (sideloading), talvez usar RSS para não confiar às grandes empresas as informações que chegam até você.

E, claro,  óbviamente, as grandes empresas têm um interesse que haja essa centralização de conteúdo em meia dúzia de grandes plataformas, pois isso basicamente concretiza ainda mais o poder delas, e, duma certa maneira, acaba transformando a internet numa espécie de “TV dos anos 60”, onde você só tem 7 ou 8 grandes canais.

Já havia mencionado um pouco sobre essa questão toda da censura das grandes plataformas, ainda que por outro ângulo, nos meus textos “Plataformas, Inteligência Artificial e o Risco de Censura” e “Montados a Mão e Pré-Prontos”, caso alguém se interesse, fica a dica!

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