11 Documentários Sobre Tecnologia Que Valem A Pena Assistir

Um pequeno artigo recomendando alguns documentários a respeito de tecnologia e ciência de modo geral, que assisti ao longo dos anos e que acho que vale a pena mencionar. Se você se interessa pela história de computadores, compartilhamento P2P e até mesmo a história das primeiras câmeras digitais de cinema, fica a dica!



Downloaded (Baixado) é um documentário de 2013 sobre a história do Napster, o software criado num dormitório de universidade que mudou para sempre o mercado fonográfico. Shawn Fanning criou uma nova forma de compartilhamento que abalou as estruturas da indústria e questionou os limites do mundo.


Everything Is a Remix (Tudo é um Remix) é um documentário de 2012 criado pelo cineasta Kirby Ferguson que aborda a ideia de criatividade com uma frase marcante: “nada é criado, tudo é remixado”. Inicialmente o Remix estava ligado à música, principalmente ao Hip Hop. Com a internet tudo passou a ser remixado, desde todos os estilos musicais, como também fotos e vídeos.


Google And The World Brain (Google e o Cérebro do Mundo) é um documentário de 2013 sobre a história de um dos projetos mais ambiciosos já concebidos na Internet: Em 2002, o Google começou a escanear milhões de livros num esforço para criar uma gigantesca biblioteca mundial, contendo todos os livros existentes. Entretanto, mais da metade dos livros que o Google digitalizou estavam protegidos por direitos autorais e autores em todo o mundo lançaram uma campanha para impedir a empresa de escanear tais livros, o que acabou culminando no processo “Authors Guild, Inc. v. Google, Inc” (Authors Guild, Inc. Contra. Google, Inc).


Good Copy, Bad Copy (Cópia Boa, Cópia Ruim) é um documentário de 2007 dirigido por Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke, que aborda a relação entre direitos autorais e cultura no contexto da internet, do compartilhamento de arquivos peer-to-peer e outros avanços tecnológicos. O filme levanta delicadas questões relativas a direitos autorais e propriedade intelectual e apresenta interpretações tanto do ponto de vista dos ciberativistas entusiastas da cultura do Remix, quanto dos defensores dos direitos autorais.


How We Got To Now (Como Chegamos Aos Dias de Hoje) é um documentário de 2014 dividido em seis partes, apresentado por Steven Johnson, revelando a história por trás das ideias notáveis que tornaram a vida moderna possível e os heróis desconhecidos que as trouxeram ao mundo – e as consequências inesperadas e bizarras que cada uma dessas inovações provocou.


Lo and Behold, Reveries of the Connected World (Olhe e Vislumbre, Devaneios do Mundo Conectado) é um documentário americano de 2016 dirigido por Werner Herzog. Nele, Herzog pondera o impacto existencial da internet (tal como sua história e a do computador), robótica, IA, a internet das Coisas, e os impactos sociais de tais tecnologias na vida humana. O documentário contém entrevistas com Bob Kahn, Elon Musk, Sebastian Thrun, Ted Nelson e outros líderes do mundo tecnológico.


Side By Side (Lado À Lado), um documentário de 2012 produzido por Justin Szlasa e Keanu Reeves investiga a história, processo e o fluxo de trabalho dos métodos de criação do cinema gravado digitalmente e em película. A obra mostra o que os artistas e cineastas conseguiram realizar até hoje com a película e digitalmente, e como suas necessidades e inovações ajudaram a empurrar o cinema para novos caminhos. Entrevistas com cineastas, diretores de fotografia, coloristas, cientistas, engenheiros e artistas revelam suas experiências sobre esses tempos modernos – sobre onde estamos, como chegamos aqui e o que o futuro reserva.


Steal This Film I e Steal This Film II (Roube Este Filme/Roube Este Filme II) é uma série de dois documentários de 2006 e 2007 que relatam a visão do compartilhamento de arquivos pelos usuários suecos e tratam de questões como propriedade intelectual, downloads e tecnologia. O primeiro documentário aborda principalmente o site de torrent, The Pirate Bay, que em 2006 teve seus servidores confiscados pela polícia sueca devido a um lobby das indústrias cinematográficas junto com o governo norte-americano. O segundo fala sobre a história da pirataria e do compartilhamento de informação desde o início com o contrabando de livros.

Transcendent Man (O Homem Transcendental) é um documentário de 2009 dirigido e produzido por Barry Ptolemy que narra a vida e as ideias de Ray Kurzweil, um inventor e futurista, que apresenta sua visão arrojada da singularidade tecnológica, um ponto no futuro onde a tecnologia mudará tão rapidamente em um curto espaço de tempo, que teremos que nos adaptar à inteligência artificial para nos mantermos atualizados com todo o crescimento frenético que virá a acontecer. Uma ótima obra para quem quer entender mais sobre a filosofia transhumanista.


The Human Face of Big Data (A Face Humana do Big Data), é um documentário de 2014 da PBS, escrito e dirigido por Sandy Smolan. Com o rápido surgimento de dispositivos digitais, uma força imparável, invisível está mudando vidas humanas de formas que vão do microscópico ao gigantesco: Big Data, uma palavra que mal era utilizada há alguns anos, mas que agora governa o dia de muitos de nós desde o momento em que despertamos até o apagar da última lâmpada no fim da noite. Esta enorme coleta e análise de dados em tempo real está nos permitindo não só abordar alguns dos maiores desafios da humanidade, mas também está ajudando a criar um novo tipo de sistema nervoso planetário. A Face Humana do Big Data captura a promessa e o perigo dessa extraordinária revolução do conhecimento.


Order and Disorder: Information (Ordem e Caos: Informação) é um episódio de documentário duplo de 2012 da BBC Four sobre o caos a ordem no universo, estrelado pelo professor de física autor e locutor Jim Al-Khalili. O documentário aborda as origens da “informação”, tal como o impacto gigantesco que a criação da língua escrita teve em nossa capacidade de preservá-la, indo até os dias atuais que transbordam Big Data.


Zero Days (Zero Dias), o documentário de 2015 tem como tema principal a espionagem online. O aclamado e premiado diretor Alex Gibney caça o vírus de computadores Stuxnet e realiza um verdadeiro mergulho no mundo da informática, abordando questões relevantes à internet e a exposição que sofremos com spywares e white hats, também conhecidos como hackers. E principalmente, a obra também aborda a guerra cibernética como um novo campo de batalha das guerras entre nações, e sobre as dificuldades de se responder a tais ataques em que, pela própria natureza da internet, a autoria deles é um tanto dúbia e difícil de ser confirmada, diferente de um ataque com bombas reais, embora, muitas vezes, capaz de causar tanto dano quanto.

Deixe um comentário