Do Mind Copies Dream of Metaverse Heaven?

Eu… eu acho que não tive uma vida muito felizEu podia ter tentado fazer algo a respeito, não é culpa de nenhuma outra pessoa, parte é azar, parte culpa minha (ou talvez eu seja só um merdinha que não sabe valorizar o que tem e esteja reclamando de barriga cheia, não é?). Nasci homem e pobre.

E eu estava pensando algo absolutamente aleatório, talvez seria alguma boa ideia para um filme ou algo assim, algum episódio do Black Mirror. Sobre alguém morrendo, que teve uma vida infeliz, e eles acabaram de descobrir a tecnologia de mind-copy, de você copiar a sua mente para um computador. Você ainda morreria, não estamos falando aqui de imortalidade, mas você poderia salvar alguém igual a você.

E estava pensando nessa história de alguém decidindo clonar sua mente, e dar a uma versão de si mesmo a vida que ele sempre quis. Da nobreza e do gosto agridoce que seria ter essa atitude, sabendo que uma versão mais feliz sua poderia existir numa realidade virtual, ou seja lá onde viveriam esses avatares.

Em muitos aspectos o episódio San Junipero é similar ao que eu estou dizendo, porém… não existe esse aspecto dramático em relação a ele, até porque na história não se trata de um mind-copy, e sim dum mind-transfer (ao menos o episódio não indica que as protagonistas morreram e que quem foi viver no metaverso foram avatares delas). Elas não mandaram dois clones irem viver felizes para sempre na realidade virtual, elas mesmas foram para lá.

Talvez uma versão de mim poderia ser mais feliz no metaverso…

Deixe um comentário