Links

The Last Frontier of Machine Translation

“The Last Frontier of Machine Translation”

Translators often have to sacrifice literal meaning for the greater good of the piece. But AI is less adept at making such compromises and at landing on creative solutions that, although technically less correct, preserve aspects of a book that are hard to quantify: voice, spirit, sensibility. “You’re weighing different losses and different gains against one another,”

É uma ótima observação sobre o trabalho de tradução, algo que eu, como humilde tradutor amador noto bastante. Você, muitas vezes, está escolhendo o que vai perder para – no geral – tentar manter o espírito da obra para aquele determinado novo público.

E esse cálculo muitas vezes leva em consideração até mesmo “para qual parcela da população eu estou traduzindo esse conteúdo?”. É para uma criança de 11 anos da periferia ou para um homem de 30 anos de classe média que já viajou para fora?

Dando um exemplo: a tradução feita para a legendagem e a feita para a dublagem não são as mesmas, a legenda geralmente tenta manter um resultado mais literal e fiel à obra, enquanto a versão dublada é muito mais perto duma adaptação.

Claro, existe uma questão técnica, da sincronia labial e afins, onde não tem o que fazer, mas mesmo quando isso não é uma questão, a dublagem toma uma liberdade criativa muito maior, como no episódio da “Casa da Árvore dos Horrores” da 6º Temporada dos Simpsons, onde eles trocam uma menção ao programa americano “TGIF” por “Domingão do Faustão”, enquanto a legenda preserva a fala original.

A ideia sendo, quem se propõem a assistir conteúdo legendado, possivelmente é alguém que talvez esteja mais familiarizado com a cultura estrangeira onde aquele conteúdo foi criado, então você pode deixar aquela referência.

“How Will A.I. Learn Next?”


“How Will A.I. Learn Next?”

Lendo este artigo sobre como uma alternativa para IA driblar o limite de big data que os modelos atuais de LLMs precisam seria gerar os próprios dados de treinamento, semelhante ao modo como as engines de xadrez jogam entre si…

Eu acho essa abordagem problemática. Especialmente porque saber se o que alguém está dizendo é verdade ou faz sentido é infinitamente mais complexo do que saber se uma posição de xadrez é boa ou não. Xadrez é matemática: você perde, empata ou ganha. Talvez a linguagem humana também seja matemática? Mas, se for o caso, é uma matemática de outro mundo….

Eu acredito que uma abordagem melhor seria… criar IAs que conseguem extrair mais significado com menos dados. Porque, se você pensar em um ser humano, nenhum ser humano precisa ler 1 milhão de livros para entender qualquer coisa. Nós conseguimos extrair significado com um número ridiculamente menor de dados.

Em outras palavras, o cérebro humano tem uma capacidade absolutamente fantástica em entender coisas com apenas meia dúzia de exemplos, literalmente meia dúzia, é o que eles chamam de “few-shots learning”.

IAs ETs

“Maioria dos alienígenas podem ser inteligências artificiais ao invés de vida como a conhecemos”

Faz todo sentido. A vida biológica é tremendamente limitada e difícil de se manter. Um exemplo interessante que ilustra muito bem isso é o fato que enviamos centenas de naves não tripuladas para outros corpos celestes, mas malemá conseguimos mandar 12 pessoas para a superfície da lua 50 anos atrás. Qualquer espécie que não fosse baseada em biologia, mas sim em microchips, teria uma vantagem evolutiva descomunal.

“França desafia ultimato de militares e embaixador permanece no Níger”

“França desafia ultimato de militares e embaixador permanece no Níger”

França não querendo abrir mão de sua colônia africana de jeito nenhum. Se Macron estivesse preocupado com ditaduras não manteria relações diplomáticas com China e Arábia Saudita, ou, até mais corajosamente ainda: denunciaria publicamente a brutal ditadura comunista chinesa e a teocracia árabe e se negaria a fechar a embaixada francesa em tais países desafiando o ultimato deles…

“Web-based cryptography is always snake oil”

Web-based cryptography is always snake oil

Artigo ilustrando muito bem algo que eu sempre comentei: se você pode mandar uma atualização do seu aplicativo, você realisticamente não pode pode falar que sua criptografia é “impossível” de ser quebrada por você já que, por definição, você pode simplesmente enviar uma atualização com uma backdoor desfazendo toda sua criptografia.